quarta-feira, 1 de abril de 2009

Hegel e o Rock



Esses dias eu estava conversando com o meu padrinho. Conversas com ele sempre são muito interessantes. Era mais um daqueles almoços de família e, numa tentativa desesperada de não ouvir aquelas mesmas histórias de sempre, conversávamos sobre Hegel. Engraçado porque uma das poucas lembranças muito vivas que eu tenho da faculdade é a de uma aula de filosofia na qual o professor chegou anunciando que não se incomodaria em tentar explicar Hegel para a minha turma porque nós seríamos incapazes de entender. Tudo bem, era a opinião dele.
Fato é que naquele almoço de família meu padrinho me fez compreender ao menos o basicão de Hegel. Bem... aí, no final de semana passado eu estava com uma música na minha cabeça que não me largava por nada, e que expressava tudo o que estava sentindo naquele momento da minha vida. E inconscientemente eu me pegava cantando:"should I stay or should I go... tarãrã tãrãrãrã". Um amigo meu, percebendo a minha angústia me apresentou outra música:"Breaking the law, breaking the law
Breaking the law, breaking the law". E a cada vez que eu cantava a primeira ele revidava, e me dizia pra não ser tão racional o tempo todo, porque o tempo passava rápido enquanto eu não me decidia.
No sábado estávamos num encontro de motociclistas e a música chave do show foi "It's my life
It's now or never
I ain't gonna live forever
I just want to live while I'm alive".

Pronto! No dia seguinte eu estava entendendo Hegel à luz de rock and roll. Pensei: "should I stay or should I go" é a tese, "breaking de law" é a antítese e "it's my life" é a síntese. Eureka!
É bem verdade que tenho vivido com mais leveza de lá pra cá.
Obrigada The Clash, Judas Priest e Bon Jovi pelas músicas e letras inspiradoras. E obrigada, Du, pela trilha sonora!

Não sei bem e Hegel ia gostar dessas comparações, mas certamente meu padrinho vai me chamar de louca quando ler isso aqui!

Um comentário:

*Mr. Tambourine* disse...

Meu Deus!!!!
Agora até eu entendi.
E olha que sou um idiota em Hegel.
E um momento de silêncio para reverenciar uma das maiores bandas de heavy metal que a terra já viu.......



Agora, citação de Judas no seu blog é uma coisa que eu não esperava. Aposto que está andando com gente legal :P

ps: agora que vi seu recado no msn. Quase não entro no final de semana.

beijos, carioca!