terça-feira, 24 de julho de 2007

Siso, o dente do juízo


Vinte anos e oito meses, e um siso nascendo atrás daquilo que eu pensava ser o siso. Falta de juízo!
A dor é contínua, o incômodo parece tão infinito quanto os problemas dos céus do Brasil. Será que some com um doril? A pista de Congonhas desmorona, e eu sinto dor. Pessoas se espremem nas filas dos aeroportos, e meus dentes são também espremidos entre si para que um outro, um tal siso (que não deve ter juízo), possa chegar e se acomodar.
Já sabia que pensar doía, que a ignorância é o segredo para a felicidade - será por isso que Lula nunca sabe de nada? -, mas não sabia que criar juízo era assim tão doloroso.
Será que resolveria se eu dissesse a este intruso: "Acho melhor você adiar a sua passagem para um momento mais oportuno", ou então, com aquela voz de aeroporto precedida de um sonoro "tu tu", "Perdão senhor dente, mas todas as vagas nesta boca já foram preenchidas"?
Quando o governo vai tomar juízo? Quando vai nascer em Brasília o siso?
A data, talvez, seja tão difícil precisar quanto a do Juízo Final. Mas uma coisa é certa, até nascer, o siso vai doer muito. Porque é muita gente pra pouco saguão, são muitos dentes pra pouca boca, são muitos ministros pra [de] pouco juízo!

5 comentários:

Prill disse...

gostei muito da metáfora.
eu achava que era falta de juizo, mas agora já percebo que é des-humanidade mesmo. talvez pra isso não tenha remédio não... o cristianismo faz falta.

*Mr. Tambourine* disse...

Excelente metáfora!
Mas, na minha humilde opinião, ela é mais válida para a situação da crise viária no Brasil. Do jeito que você descreveu me enxerguei dentro do onibus lotado, das estradas com buracos, do ponto cheio, da briga por um lugar...... Eita!!!

Falando em siso, eu tinha que ter arrancado o meu nestas férias, mas o medo e o trabalho (justificativa para o meu dentista) não deixaram...

Mas o bom do siso é que você tem a ótima desculpa de tomar sorvete! Então, se esbalde!!!
huahuahuahuahuahuhuahuahuahuahua

Ah, obrigado pelo link! Assim que tiver oportunidade estarei lendo para quiçá discutirmos mais profundamente....

Esse livro do Skidmore eu tive que ler na disciplina Política Brasileira I. Lembro que não gostei muito, mas tenho que reler, afinal você me trouxe excelentes elogios a ele.

Ah, e sobre o Lula não tem como discutirmos agora.
Onde você vê falta de inteligência, eu vejo esperteza.
Como diria Zé Bezerra: o malandro é sempre o mais inteligente....
huahuhuahuauahuahuahua

E ao contrário da sua amiga, acho que falta a você é uma consulta ao dentista.
huahuahuahuahuahuahuhauhuahuaa
Melhoras!!!!

ps: esta foto me deu uma gastura danada! Eu tava comendo um "pãozim de quejo", mas larguei na hora... :D

José Roberto Pinto de Góes disse...

mandou muito bem

José Roberto Pinto de Góes disse...

mas troque a fotografia, mr. tem razão

Anônimo disse...

Ana Luiza,... maravilhoso esse texto. Eu ainda não li tudo por aqui, porém, só por esse que acabo de ler, sei que vou adorar voltar com mais calma. Parabéns!
Estou colocando em meu favoritos ok? Um beijo.